segunda-feira, janeiro 03, 2005

13. Sufjan Stevens - "Seven swans"

Não é surpreendente que os domínios do neo-folk (ou free-folk, ou alt.country, ou o que quiserem chamar) atraiam muitos navegadores; a fórmula é simples, o processo é barato e o resultado, de algum tempo para cá, tem dado milhões. Stevens consegue fugir ao indiferenciamento dos seus pares com um lote poderoso de canções, que é servido com um tratamento correcto. Não há nada em "Seven swans" que nos arrebate e inflame, mas é aquilo a que se costuma chamar um ábum "bonito". A falta do elemento de risco retira-lhe a hipótese de ser um marco; no entanto, acerta em cheio no objectivo de produzir beleza em forma de som.

5 Comments:

Blogger valter hugo mãe said...

havias de o ter visto ao vivo em santa maria da feira a fazer uma versão de um tema dos decrépitos rem... sim, foi um risco, e meteu o original dos rem num bolsinho, até diria um bolsinho daqueles com que se fica quando se está nu. enfim, desculpa lá, parece que sempre que venho aos teus blogues digo assim uns palavrões. agora atreve-te a destratar-me e logo te digo algo

4 de janeiro de 2005 às 12:07  
Blogger Alex said...

A minha opinião sobre o álbum é esta... Não vi o concerto porque não pude, mas parece-me que fazer uma versão dos REM não é risco nenhum. Até eu consigo fazer uma versão dos REM soar bem. Se fosse do Michael Jackson ou da Christina Aguillera, já seria bem mais complicado. Um abraço.

4 de janeiro de 2005 às 21:13  
Blogger Alex said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

4 de janeiro de 2005 às 21:13  
Blogger fernando_vilarinho said...

"the one I love" é 1a das músicas com + versões acústicas feitas pelas REM, variações de guitarra e voz aqui e ali, a dar novas roupagens.
é uma música que muito raramente os REM tocam ao vivo, pelo seu tom de desprezo passional, emocional. aliás M. Stipe referiu por várias vezes que é a música que + está arrependido de ter composto (very diplomatic!!!)

parece que Sufjan Stevens tem por hábito tocar essa música no ínicio dos seus concertos...

5 de janeiro de 2005 às 14:49  
Blogger valter hugo mãe said...

sim, 'the one i love' a abrir os concertos e, deixem-me insistir, foi excelente. além do mais, é muito fácil pegar numa porcaria e fazer um pouco melhor. mas um tema já de si bom, interpretado nos bons velhos tempos dos rem, já me parece mais difícil fazer melhor. o michael jackson até versionado pelo caetano veloso ficou melhor, conseguem imaginar mistura mais fina? e o 'musica' da madonna não ficou surpreendente cantado pela adriana calcanhotto? pois é, mas acho isso fácil, quem é melhor faz melhor, e talvez, na base, seja só isso que está em causa. o sufjan, sem fogo de artifício, parece-me mais genuíno que grande parte da malta que aí anda à procura da melodia perfeita. e mais perfeito do que os rem a fazer o trabalho destes parece-me indubitável.

5 de janeiro de 2005 às 17:37  

Enviar um comentário

<< Home