segunda-feira, janeiro 31, 2005

Disco nº 1: Joy Division - "Closer" (1980)

"Closer" foi o primeiro álbum dos Joy Division que ouvi por completo. Antes já me tinham passado alguns temas soltos no rádio ou televisão.
Não me lembro exactamente o que senti na altura (em 1989, tinha eu 18 anos), mas recordo a voz amarga de Ian Curtis como o marco de uma atitude que ainda no final dos anos 80, entre os jovens como eu, era norma: mais do que frustração, uma imensa resignação.
É assim que eu penso "Closer": é um álbum de uma imensa tristeza. Mas ao contrário do punk, que transformava isto em revolta, os Joy Division passavam um fatalismo e uma inevitabilidade que não poderia deixar de ser deprimente. Para mim é o álbum mais "negro" da minha colecção.
E na fantástica "Twenty four hours", uma das minhas canções de sempre, Curtis sintetiza o sentimento de abandono assim:
"I never realised the lengths I’d have to go,
All the darkest corners of a sense I didn’t know.
Just for one moment, I heard somebody call,
Looked beyond the day in hand, there’s nothing there at all. "

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Numa coisa tens razão: "disco nº 1: JOY DIVISION". É sem dúvida o nº 1. é o melhor album de TODOS os tempos. é a minha banda favorita.
Presumo que ouvi pela 1ª vez em 1985/6...FOI amor à 1ª vista. Lindo!
Ainda tenho lá em casa a minha ka7. Foi a 1ª que gravei. Foi o início de uma vida nova (?!?!) :P
Também tenho o LP Closer..e mais recentemente todos os CD's. Além da ka7 de vídeo (concerto).
Alex já que és o "expert" em pesquisas na NET, por acaso não sabes se existe a tal ka7 de video à venda em formato DVD? Preço?

p.s.: neste momento ando a ouvir as minhas "antigas" ka7s...sabe BEM!

fp 1/2

1 de fevereiro de 2005 às 09:16  

Enviar um comentário

<< Home