terça-feira, fevereiro 01, 2005

Canção nº1: Nirvana - "Smells like teen spirit" (1991)

Entrei em contacto com a Sub Pop (editora) através dos meus queridos Mudhoney, em meados de 1990, e escrevi a pedir um catálogo, junto com o Válter. Neste catálogo estava um pequeno texto sobre os Nirvana que dizia: "they're young, they're gifted, and they're gonna make us rich". O disco em questão era um single ("Sliver/Dive"), que comprámos. Já no ano seguinte, um dos números do New Musical Express trazia como "single of the week" esta música, e o texto introdutório era "how do arseholes make the coolest music?". Passados alguns meses, uma visita do Válter à Bimotor resulta na aquisição de "Nevermind". Quando encontrei-me com ele, a descrição era "o refrão é genial, e depois o gajo parece o Sting a cantar".
Como é que eu ainda me lembro de tudo isto? Não sei. Sei que a ouvi várias vezes de seguida. E passado todo este tempo lembro-me que poucas canções bateram-me tão forte como "Smells like teen spirit". Desde aquele riff devastador a entrar, que me custou cordas de guitarra e palhetas partidas, ao vício de ouvir Kobain esgoelar aquele refrão incompreensível e intraduzível (meu deus, o que quer dizer "a mullato, an albino, a mosquito, my libido"???), este é um hino pop. Haverá canções melhores? Sim. Mais poderosas? Duvido.