quinta-feira, junho 16, 2005

Scout Niblett - "Kidnapped by Neptune"

Este será o 3º álbum da canadiana Niblett, pelas minhas contas. E, tal como no anterior, a produção está a cargo de Steve Albini. E o moço, já entradote, não perdeu ainda o jeito para descobrir talentos fantásticos, e extrair deles a essência da sua criação musical, o dote mais puro que eles são capazes de oferecer.
"Kidnapped by Neptune" não difere muito de "I am". A mesma voz desgarrada e quase sufocada, a ditar as palavras em esparmos de incerteza, a mesma bateria a marcar os tempos. Neste álbum há mais guitarras, algumas bastante presentes nos temas que mais se assemelhariam a canções pop, se Niblett se desse ao trabalho de fazer canções pop.
De resto é o filão inexaurível de grandes ideias, misturando vocalizações raivosas e uivos guturais com lamentos semi-infantis e tiradas venenosas. Todo o conjunto parece semi-acabado, como se a pachorra não chegasse para mais. Mas é exactamente aí que Niblett bate P J Harvey ou Cat Powers aos pontos. Niblett só faz o que é estritamente necessário. O resto do trabalho é todo nosso. Como naqueles filmes em que só se dão pistas e o espectador constrói a história, "Kidnapped by Neptune" mostra-nos os cenários e dá-nos o guião. Os actores somos nós.