segunda-feira, junho 13, 2005

Thee Silver Mt. Zion Memorial Orchestra and Tra-la-la Band - "Horses in the sky"

Se algo mudou no último registo dos Silver Mt. Zion, é a utilização da voz; neste álbum não há espaço para a "orquestra" criar a atmosfera luxuriante e o crescendo vibratório que dominavam grande parte da anterior discografia. Apenas em duas ou três passagens Efrim e Cia "permitem" que as vozes passem para segundo plano.
Decidam já se aceitam o registo vocal estridente de Efrim como o acompamento ideal para as construções melódicas; só posso assegurar que neste álbum já menos se vislumbram os Godspeed You! Black Emperor - e ainda bem!
Se cada vez mais os Silver Mt. Zion se aproximam da canção, a marcha épica dos temas ainda lá está. Desta vez acompanhada de refrões memorizáveis e quase assobiáveis que levam, como em nenhum outro ponto dos trabalhos anteriores, ou mesmo dos GY!BE, a uma identificação imediata com as músicas, que só tornam este um registo especial dos Silver Mt. Zion.
Basta ouvir a primeira música - "God bless our dead marines" - para identificar todos os ingredientes do álbum, a saber: melodias impecáveis, crescendos de voz e instrumentos magicamente construídos e um sentimento misto de elevação e angústia.
Num ano já marcado por muitos bons registos, mas ao qual tem faltado grandes obras, aqui está uma. Para guardar e ouvir muitas vezes.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Já estou a salivar de expectativa para ouvir os CDs novos todinhos... vão ser umas viagens para Vila Conde fantásticas...
ps:já podes ir ao meu blog ver a minha lista dos livros

14 de junho de 2005 às 20:11  

Enviar um comentário

<< Home