quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Disco nº 3: Rádio Macau - "O rapaz do trapézio voador" (1989)

Os Rádio Macau foram injustamente colocados, durante algum tempo, em pé de igualdade com excrescências como os GNR, Xutos e Pontapés e Delfins. Depois foram esquecidos, e depois relembrados, sem nunca terem alcançado o reconhecimento que merecem. São uma banda de referência do pop português, e fazem música honesta e sincera.
"O rapaz do trapézio voador" navega entre algumas dos melhores momentos de desprendimento e leveza que a música portuguesa mostrou. "Hoje é a brincar", "Amanhã é sempre longe demais", "Só para matar o tempo" e outras são provas que eles justificavam mais.
Na próxima semana o Blitz traz um CD de 1991, "Disco pirata", gravado ao vivo. É uma exelente oportunidade para repensar quem foram (são?) os Rádio Macau. A (re)descobrir.

5 Comments:

Blogger fernando_vilarinho said...

cenas que me vêem à cabeça assim de repente dos RMACAU:

- sempre nutri um intenso fascínio pela voz da Xana, apesar de ela não possuir grandes dotes vocais, consegue ´colocar´ , em muitas songs, a sua voz em ponto de rebuçado, delicioso(a)…
- O Elevador da Glória, é o meu álbum preferido deles. Cidade Fantasma, a minha música preferida deles ( curioso nunca ter sido lançada em single.). Tive sempre a ideia que O Anzol poderia ter sido um hit internacional se a letra fosse em inglês. O Rapaz do Trapézio Voador é o seu 2º melhor álbum, na minha óptica.
- Os RMacau foram com certeza a banda portuguesa que mais vezes vi ao vivo ( cerca de 2 mãos cheias). A primeira vez foi na Póvoa, na Tourada, com os GNR a seguir, em 1988 , penso. O Flak apesar de habilitado guitarrista, adopta ao vivo umas poses algo ´desenquadradas´ , eufemisticamente falando.
-ainda os ouço muitas vezes…

10 de fevereiro de 2005 às 13:00  
Blogger Vieille Canaille said...

Concordo plenamente contigo am relação aos Rádio Macau. Durante anos "O Rapaz Do Trapézio Voador" e "O Elevador Da Glória" foram os meus álbuns portugueses de referência. Guardei religiosamente um concerto deles, nos anos 80, em Macau, numa cassete de VHS... Fantástico! A não esquecer!

22 de janeiro de 2006 às 01:10  
Blogger Vieille Canaille said...

Concordo plenamente contigo am relação aos Rádio Macau. Durante anos "O Rapaz Do Trapézio Voador" e "O Elevador Da Glória" foram os meus álbuns portugueses de referência. A não esquecer!

22 de janeiro de 2006 às 01:11  
Blogger Vieille Canaille said...

Acabo de ouvir "O Rapaz Do Trapézio Voador".

22 de janeiro de 2006 às 18:07  
Anonymous Anónimo said...

"Cidade Fantasma" e "O Anzol", que eu tantas vezes toco na minha guitarra, metendo a minha sobrinha de 4 anos a cantar!! (e ela sabe a letra de cor!!)

GRANDE GRUPO... ^^

21 de novembro de 2008 às 19:09  

Enviar um comentário

<< Home