terça-feira, dezembro 14, 2004

Pixies

Em 89 conheci o "Doolittle" através de uma cassete que andava lá na escola. Logo de enfiada comprei esse mais o "Surfer Rosa" e o "Come on Pilgrim", por essa ordem. Na altura citava os Pixies como uma das minhas referências, mas sem estatuto especial.
É curioso, mas ao contrário de muito boa gente que descobriu de imediato o valor seminal da obra inicial dos bostonianos, eu demorei algum tempo a perceber o que eram os Pixies.
Um passo importante foi vê-los no Coliseu do Porto, em 91, quando saí a gritar "Taaaammmeee" a plenos pulmões pela Rua Passos Manuel abaixo.
Mas foi necessário que existissem os álbuns menores da banda ("Bossanova" e "Trompe Le Monde") para que eu começasse a compreender quão bons eram os primeiros trabalhos, em especial o "Surfer Rosa".
No entanto, foi apenas há poucos anos que eu percebi que a "música dos Pixies" é um conceito absoluto, um axioma a partir do qual eu posso criar outras definições de música. Para mim, "música dos Pixies" seria mais um verbete numa enciclopédia, ao lado de música erudita ou clássica. Portanto, os Pixies demoraram 10 anos a explodir cá dentro, mas foi definitivo.
Assim, é até com alguma emoção que encomendei "Frank Black Francis", um CD duplo que reúne a demo-tape original de "Come On Pilgrim" e "Surfer Rosa" e remisturas de temas dos Pixies. De momento, estou a saborear a antecipação da chegada do CD, quando vou poder reviver as sensações de encontrar música em estado bruto e brutal. Aguardem.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tu andas é a comer iogurtes de ganza

15 de dezembro de 2004 às 00:16  
Blogger fernando_vilarinho said...

1º Também gostava de ouvir música mais pelo cabeça do que pelos ouvidos, o que vale é que tenho big ears...
2º Gostei bastante, mas não tanto assim, do album do Frusciante com os Ataxia (deve ter ouvido duro), veio-me à head sons do Sacerful of Secrets do PFloyd .
3º Com o teu ritmo de escrita, já nem preciso do Monde Bizarre, o Y às sextas ou certos websites, pra me actualizar e mesmo re-Kulturar.

15 de dezembro de 2004 às 00:48  
Blogger Mário Azevedo said...

Carago, também gostava de ouvir isso. Desculpa lá estar a fazer de pedincha mas tens que me gravar esses discos.
Sinceramente, não fazia a mínima ideia de que demoraste tanto tempo a assimilar os Pixies. O primeiro disco que ouvi foi o Surfer Rosa e para mim é de longe o melhor.
Assim, ao primeiro ouvido, parece que tinhas razão em relação aos discos do Nick Cave.

15 de dezembro de 2004 às 10:40  

Enviar um comentário

<< Home