segunda-feira, dezembro 27, 2004

Nirvana

Após uma daquelas intermináveis secas que os nossos Correios gostam de nos pregar, recebi hoje a caixa ("With the Lights Out", 3 CDs + 1 DVD) dos Nirvana.
Algumas das críticas e pessoas que leio e conheço tendem a desvalorizar o papel dos Nirvana no enquadramento da música pop/rock do final dos anos 80 e início dos 90. Eu na altura também não me apercebi bem da importância que a banda teve/assumiu. Uma das críticas que li (se não me engano, de David Bowie) referia que os Nirvana eram a resposta dos donos das editoras (brancos) ao domínio crescente do rap (negro). Argumentava, portanto, que os Nirvana eram simplesmente um produto oferecido aos adolescentes para os desviar da verdadeira cultura musical.
Mas eu lembro-me perfeitamente do que era a música mainstream no final dos anos 80. Lembro que bandas como R.E.M. e U2 eram consideradas 'alternativas', a ideia de rock para rádios e televisões eram Brian Adams e Dire Straits e as boys bands dominavam o panorama pop. Do outro lado, era rap da pior qualidade e dance music.
Na minha opinião, só quem lá esteve pode avaliar o que era o 'mainstream' antes e depois dos Nirvana. Quando vi "Nevermind" chegar ao nº 1 dos tops e o vídeo de "Smells Like Teen Spirit" passar massivamente na MTV nem queria acreditar. Podia-se gostar ou não, mas aquilo era música a sério. E em boa parte, devemos a este sucesso estrondoso a percepção das editoras que havia mercados para muitos gostos diferentes, e é por isso que hoje podemos ver um concerto dos Radiohead na Sol Música, ou o vídeo da Björk na MTV a qualquer hora do dia, ou saber que os Mão Morta são reconhecidos e respeitados por toda a imprensa.
Quanto à caixa em si, é um documento. A qualidade das gravações e de algumas canções deixa a desejar, mas é reconfortante para um fã de primeira hora como eu ter este material em boas condições. Tem um lugar especial na minha prateleira.

7 Comments:

Blogger fernando_vilarinho said...

gostava de ver mais era o DVD!

que cenas possui o DVD ?

28 de dezembro de 2004 às 12:40  
Anonymous Anónimo said...

era vê-lo a babar para cima da caixa...os nirvana quase me passaram ao lado, felizmente po essa altura resolvi acordar para o mundo da música...tive sorte, tinha um irmão e um monte de amigos que me mostraram muita coisa.no meio desse turbilhão de informações musicais guardo, com uma certa nostalgia, o som dos nirvana numa festa de aniversário louca em que a música deles foi a rainha da festa. tenho muita pena de não ter ido ao concerto...

28 de dezembro de 2004 às 15:51  
Blogger Mário Azevedo said...

Sinceramente, nunca concordei com esta argumentação.
Primeiro, porque não acho que os Nirvana sejam assim tão bons como isso. Não vejo o que é que eles trouxeram de novo.
Segundo, não sinto que a música que passe hoje nas televisões e na rádio seja melhor que a dos anos 80. E repara que temos muito mais alternativas.
Terceiro, não é correcto pegar em bandas de 30 anos de carreira e ridicularizar sobre o facto de terem sido consideradas independentes há vinte anos. Os REM foram mesmo uma banda alternativa, se calhar ainda mais que os Radio Head nos dias de hoje. Os Mão Morta são tão respeitados agora como nos anos 80. É claro que entretanto fizeram muitos álbuns, consolidaram uma obra.
Quarto, o que se pode dizer (com muitas reservas) é que depois dos Nirvana as bandas pesadas começaram a ter maior notoriedade. Mas isso tem mais que ver com tendências. Nos finais dos anos 70 e inícios dos 80, bandas muito mais pesadas e alternativas, como Sex Pistols, Joy Division, Clash, etc, etc, também tiveram sucesso.
Por fim, considero que a década de 80 foi uma das melhores em termos de música alternativa, que originaram um crescendo gradual de público adepto desta música. O sucesso dos Nirvana, como o de muitas outras bandas e até editoras, resultaram muito desta evolução. Penso contudo que se perdeu com isto já que depois houve uma regressão muito grande. O início dos anos 90 foi na minha opinião um período de decadência na música pop-rock.

P.S. Será que finalmente vou conseguir editar este comentário? Já ando a tentar há mais de uma hora!!!!

28 de dezembro de 2004 às 16:36  
Blogger Mário Azevedo said...

gostaram do crescendo gradual?? à vezes sai-me cada uma!!! pufff!!

28 de dezembro de 2004 às 16:38  
Blogger Alex said...

Mário, como tiveste o trabalho de fazer um comentário tão bonito e com pontos (tão do meu agrado), respondo da mesma maneira:
1 - Em nenhum ponto disse que os Nirvana eram muito bons. O único juízo de valor que escrevi foi que "era música a sério", o que é bem diferente para mim. No meu ponto de vista, toda a música feita com intenção de ser arte e não produto, é música a sério.
2 - É uma opinião. Eu vejo as coisas de outro modo. E acho que te contradizes depois.
3 - Ridicularizar os REM??? Nunca na vida! Só chamei a atenção para o facto (discutível) das bandas 'alternativas' da altura serem muito mais acessíveis do que as de hoje. Como em tudo, é uma opinião minha, mas acho que os Cure, Smiths ou REM são muito mais acessíveis que os Radiohead, por exemplo. Podes dizer que os Mão Morta eram igualmente respeitáveis, mas quantos telediscos foram feitos com os álbuns "Mão Morta" e "Corações Felpudos"? Nenhum. Pouco depois do "Nevermind", já tiveste direito a um teledisco do "Quero morder-te as mãos" e depois do "Budapeste" e por aí em diante. Já nem falo do "Nús". Achas que é comparável?
4 - Neste ponto até posso concordar contigo, mas penso que o que aconteceu é que houve uma maior exposição de todos os segmentos de música, com vantagem para as variantes mais pesadas, se as quiseres chamar assim.
P.S. Enganaste-te nos 30 anos dos REM. Foram formados em 81. E eu enganei-me quando escrevi U2. Foi uma confusão de datas da edição do "Joshua Tree".

29 de dezembro de 2004 às 00:07  
Blogger Mário Azevedo said...

Bem, dicordamos em muitos aspectos, ainda bem. Teremos tempo para discutir estes assuntos. Só queria dizer uma coisa. Não acho que os REM, os Smith e os The Cure sejam mais fáceis de ouvir do que os Radio Head (aliás, o album de que tu mais gostas destes é bem fácil de ouvir). E se é uma questão de qualidade aí tens exemplos de bandas que tiveram muito sucesso nos anos 80 e que são boas.
Em relação aos Mão Morta discordo em absoluto, mas se quiseres convido-te para um duelo. Escolhe as armas!

29 de dezembro de 2004 às 10:06  
Blogger fernando_vilarinho said...

por acaso, em relação aos REM, eles começaram a ensaiar junto, de forma + regular, no Verão de 1979 (holidays) e deram o 1º show lá na terra deles em Athens (Georgia) em 19 de Abril de 1980. portanto fica a meio termo.~
em Lisboa a 1ª parte do concerto vai ser com Joseph Arthur, que só conheço quase só de nome. este songwriter lançou 1 albúm há uns meses, que teve excelentes críticas. conheçem + algumas cenas deste man?
e as cenas do DVD dos NIrvana?

29 de dezembro de 2004 às 10:55  

Enviar um comentário

<< Home